quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Avaliação do Curso

Diário de aprendizagem

As aulas foram muito boas e produtivas, todos os temas dos trabalhos foram bem escolhidos pela professora, relacionados com o nosso curso. A professora Kátya como sempre foi muito prestativa e preocupada com o desempenho dos alunos. Para mim essa matéria deveria ter nos outros anos, pois para nós leigos em informática e futuro professores ou historiadores será muito proveitoso, pois história é rever o passado, mas temos que estar sempre em sintonia com o futuro. Valeu professora, sentiremos falta de suas aulas recheadas de novidades!!!

Auto Avaliação

Diário de aprendizagem

Como eu já havia comentado no semestre passado, é muito difícil se avaliar. Bom eu vou falar como eu me senti neste semestre, foi muito corrido pois foram trabalhos em cima de trabalhos, parecia que não ai dar conta, mas procurei fazê-los da melhor forma possível.

Aula dia 19/11/2008

Diário de aprendizagem

Nesta aula antes da prova, tivemos a apresentação dos trabalhos da rádio, para mim as pessoas foram bem criativas e trabalharam de acordo com seus recursos, colocaram músicas, informações sobre tempo, transito e outros... Cada um explicou como montou a rádio, foi muito interessante.
Quando a professora Katya informou que teríamos que montar uma rádio, que fosse utilizada na escola, eu achei que ela estava nos testando, ou que estava louca. Eu fiquei imaginando como fazer essa rádio, pois não tinha toda aquela aparelhagem.
Então nosso grupo teve a idéia de utilizar o dia da consciência negra como tema do nosso programa na rádio, pois haviam assuntos muito interessantes sobre ele. Como nosso grupo tinha 5 integrantes dividimos as tarefas, a Talita foi a locutora, a Patrícia a entrevistada, a Andreia, a Lucineia e eu fomos as cantoras da rádio. Depois escolhemos o nome da rádio, que foi PARATI onde criamos um jingle " A rádio para mim, a rádio para ele, a rádio para nós a rádio especialmente PARATI", escolhemos quais os assuntos seriam abordados na entrevista.
Para mim o maior trabalho foi gravar o programa da rádio, pois como não tivemos tempo para nos reunirmos, tivemos que gravar no dia da apresentação e num local totalmente inesperado, o BANHEIRO. Porque na sala de aula por ser grande fazia eco na gravação, então tivemos que procurar um lugar menor, pra ter idéia gravamos umas 5 vezes, pois no meio da entrevista as pessoas tropeçavam nas palavras, na hora de cantar a gente ria, foi muito engraçado, mas gostei.

Pesquisa da rádio

Diário de aprendizagem

Professora como a senhora solicitou aí vai a pesquisa sobre a rádio, jingle e podcast...

Rádio

Radiodifusão é a transmissão de ondas de radiofrequência que por sua vez são moduladas, esta se propagam eletromagneticamente através do espaço. É um meio de comunicação, ao qual a maioria da população tem acesso como ouvinte. A rádio tem baixo custo e programações diversificadas, exercendo uma maior incidência na vida diária das pessoas, tantos em zonas urbanas quanto rurais.
A radiocomunicação iniciou como telégrafo sem fio,por volta de 1912. Todavia, com invenção da modulação se iniciaram as primeiras esperiências de radiocomunicação e radiodifusão, que a partir deste ponto ganhou espaço comercial.
Devido á facilidade de acesso, à ampla cobertura e à flexibilidade, o rádio oferece inúmeras possibilidades para a educação à distância no desenvolvimento de programas de educação formal e não formal.
Ao utilizar esse recurso aliado às escolas públicas, amplia-se a estratégias criativas para uma educação de qualidade chegar o mais longe possível.
Seu uso educacional pode ser realizado utilizando músicas e textos em sessões pedagógicas, auxiliando em diversos conteúdos professores e alunos, que a partir de suas realidades locais, vão definindo estratégias de ensino em suas escolas.

Jingle

É uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. Música feita exclusivamente para um produto ou empresa.
Um jingle é um slogan memorável, feito com uma melodia cativante, transmitido em rádio e, algumas vezes, em comerciais de televisão. Um jingle eficiente é feito para "prender" na memória das pessoas. Por isso é tão comum que as pessoas lembrem de jingles que não são mais transmitidos há décadas.

Podcasting

É uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, fotos, pps, etc...) pela internet, através de feed rss, que permite aos utilizadores acompanhar a sua utilização. Com isso é possível um acompanhamento ou download automático do conteúdo de um Podcast.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Aula dia 29/10/2008

Diário de aprendizagem

Nesta aula a professora Kátia solicitou que todos levassem o trabalho da Casseb digitado, para fazer as tabulações de acordo com às normas da ABNT. Puxa foi muito trabalhoso, mais valeu a pena...

Aula dia 15/10/2008

Diário de aprendizagem

A professora Kátia nos deu mais um trabalho "A rádio na escola", para ser elaborado pelo grupo, este trabalho será apresentado dia 19/11 e terá a duração de 3 minutos, "Deus nos proteja"... Nesta aula solicitou que fizessemos um Relatório do trabalho apresentado " O vídeo na sala de aula"

Relatório:

A professora Kátia solicitou um trabalho em grupo, sobre como elaborar uma aula utilizando um vídeo (filme), com base no texto do Moran "O vídeo na sala de aula". Primeiro, selecionamos os filmes e as três opções do grupo, foram: Olga, Tróia e Trezentos, o mais votado pelo grupo foi Olga, por ser um filme muito interessante, emocionante e ter acontecido aqui no Brasil. Segundo, formulamos o que trabalhar neste filme e o que poderia ser útil para os alunos e o professor.
Durante as apresentações, percebi que os colegas estão se soltando cada vez mais, ficando mais seguros. Esse trabalho foi muito bom, pois nosso grupo utilizou esse método na apresentação de um trabalho de psicologia, sobre Bullying, escolhemos o filme "Bang Bang você morreu" que retrata bem o assunto, eu recomendo é muito bom...Obrigada professora Kátia, valeu a dica!!!

Aula dia 01/10/2008

Diário de aprendizagem

Nesta aula a professora Kátia apresentou e explicou através de slides, o texto "De Tecnologias da Informação a Recursos Educativos" primeiro capítulo do livro "Tecnologias para Transformar a Educação" de Juana Maná Sancho e uma reportagem publicada na Revista Nova Escola em setembro de 2008 sobre informática. Nos dois textos, nos mostra como a tecnologia pode ser positiva e negativa, para a aprendizagem do aluno, e como o professor pode usar essa ferramenta a seu favor...

Aula dia 17/09/2008

Diário de aprendizagem

A professora Kátia deu um pequeno parecer sobre os grupos apresentados na semana passada, houve algumas críticas e elogios, que servem para nos mostrar onde estamos errando e acertando. Teve a apresentação dos grupos restantes, que também foram bons.

Aula dia 03/09/2008

Diário de aprendizagem

Nesta aula apresentamos o trabalho, como sempre dá aquele friozinho na barriga, mas foi bom, os grupos que apresentaram foram, na minha opinião ótimos, pois mostraram os filmes escolhidos e como poderiam ser trabalhados na sala de aula. Nem todos apresentaram os trabalhos neste dia, pois houve uma pequena confusão, alguns alunos tiveram problemas com os pen-drives e não puderam apresentar seus trabalhos. Mas a professora foi compreensiva e deixou para a próxima aula. Legal!!!!

Aula dia 13/08/2008

Diário de aprendizagem

Nesta aula a professora kátia explicou o texto do Moran (vídeo na sala de aula), nos passou algumas dicas sobre os trabalhos. Os grupos se reuniram para elaborar as apresentações, que serão na próxima aula dia 17/09. Nosso grupo escolheu o filme Olga, que conta a história de uma militante russa Olga Benário, que luta por seus ideais, contra o nazismo e comunismo. E uma de suas tarefas foi ser protetora de Carlos Prestes em sua viagem de volta ao Brasil, para lutar contra a ditadura militar. Nessa viagem os dois terminam se apaixonando. É um filme muito interessante, pois um professor de história pode trabalhar em sala muitos temas com seus alunos, como a ditadura, o nazismo, a política e outros... Bom, agora é só apresentar!!!!

Aula dia 06/08/2008

Diário de aprendizagem

Primeiramente gostaria de pedir desculpas pelo atraso nas postagens, pois realmente não tive tempo professora, mas tenho todas anotadas em meu caderno. Desde já agradeço pela compreensão!!!

As férias foram muito boas, pois pude descansar bastante. Essa primeira aula do semestre foi boa, pois pudemos rever os amigos de classe e os professores. A professora Kátia nos passou o cronograma das aulas, que agora serão quinzenais.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Avaliação do Curso

Comentário:

As aulas foram muito proveitosas, pois aprendemos não só na teoria mais na prática coisas, algo que eu gostei foi o último trabalho em forma de apresentação, é gostoso aprender desta forma, pois através da pesquisa absorvemos muito mais, e outra, pelo fato de estar lá na frente passando o que você aprendeu para os colegas de classe é legal, pois assim treinamos um pouco o falar, a forma de explicar, a postura que se deve ter perante as pessoas em uma apresentação, pois apesar de tudo estamos nos formando para lecionar... No momento da apresentação dá aquele nervoso, ataca a ansiedade, mas depois que passa é muito bom, pois tenho a sensação de missão cumprida. Foi bom quando a professora Katya fez os comentários de cada grupo mostrando o lado bom e o lado que precisa ser melhorado.
Gostei da forma como a professora elaborou as aulas, pois nos mostrou que a informática não serve só para salas de bate-papo ou games, mas que pode ser um grande aliado do professor e do aluno na educação. Espero que ela possa nos mostrar como utilizar melhor o power point (na montagem de Slides, como combinar fundo com a letra), excel (montar planilhas) e outros programas. Mas desde já agradeço e valeu professora!!!

Auto Avaliação

Comentário:

É difícil avaliar, quanto mais se auto avaliar. Bom para mim meu aproveitamento nas aulas foi bom, pois consegui absorver boa parte do que foi passado.

domingo, 11 de maio de 2008

Análise da música "Pela Internet" REFEITO

Como a professora Kátia solicitou estou refazendo a análise da música "Pela Internet"

Essa música nos mostra como podemos viajar "velejar" pela internet sem sair de casa, podemos conversar com uma ou mais pessoas através da internet, fala sobre o celular que também podemos nos comunicar em qualquer lugar, do video game brinquedo de crianças e no caso do adulto um videopôquer. Nos faz ver como a tecnologia pode ser boa ou ruim conforme é utilizada, no caso do videpôquer em que a pessoa vicia e perde dinheiro. Diferente do caso que a professora explicou, quando o computador foi criado para a guerra, como um facilitador na hora de traçar planos de guerra e armazenar os dados, hoje sendo útil para todas as pessoas.

Diários de Motocilcleta











Identificação do Filme

Filme: Diários de Motocicleta
Ano: 1952
Gênero: Drama
Direção: Valter Salles
Elenco: Gael Garcia Bernal
Rodrigo de La Serna
Facundo Espinosa
Ulises Dumont
Produtores: Robert Redford
Michael Nozik
Edgard Tenembaum
Karen Tenkhoff

Baseado nos Livros: “Notas de viagem” de Ernesto Che Guevara e
“Com el Che por Latino-américa” de Alberto Granado


Descrição do filme

Ocorre em 1952, Ernesto Guevara (Gael Garcia Bernal), 23 anos é um estudante de medicina especialista em Lepra, que resolve fazer uma viagem de moto pela América do sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de La Serna), 29 anos e bioquímico.
Onde traçaram uma rota que ia de Buenos Aires até a Patagônia, do Chile para o norte até 6.000m pela Cordilheira dos Andes até Machu Picchu, indo a casa dos leprosos de São Paulo, na Amazônia Peruana. Tendo como destino final a Península de Guajira na Venezuela no extremo norte do continente. Depois de oito meses conhecendo novos lugares, a motocicleta quebra e eles continuam a jornada com caronas e caminhadas. Mas tudo muda quando eles conhecem, em Machu Picchu, uma colônia de leprosos.

Conclusão


É um filme muito interessante, pois mostra a realidade dos fatos, de países considerados do terceiro mundo, devido à colonização. Como ocorreu no Peru, a cidade de Cuzco era a capital dos Incas depois da invasão dos espanhóis nomearam Lima como nova capital. Tem uma parte do filme onde “Che” descreve os Incas como um povo com grande conhecimento como em astronomia, medicina, matemática e outras coisas. E que depois da invasão dos espanhóis que tinham a pólvora, assim como no Brasil onde ocorreu a colonização através dos portugueses, havendo muita exploração no país, tanto na mão-de-obra escrava como na riqueza dos minérios.
Ele faz um questionamento de “Como seria a América hoje se os fatos fossem diferentes”. Com certeza não haveria tanta pobreza e miséria, onde as pessoas lutam para sobreviver, tendo muitas diferenças sociais e étnicas.
Uma imagem que ficou em minha mente foi de um índio que vagava pelo mundo com sua família, informou que não tinha onde morar porque foram expulsos, pois as terras onde estavam eram arrendadas pelos ricos e tudo o que plantavam e que fosse vendido maior parte pertencia aos donos das terras.
Esse filme nos faz olhar a vida de outra maneira, onde as pessoas estão preocupadas somente com suas vidas e esquecem das outras pessoas que precisam de ajuda que sofrem com a miséria no país sem ter às vezes o que comer, o que vestir e principalmente onde morar. A impressão que tive foi que algumas pessoas vêm ao mundo somente para sofrer, passam a vida sendo escravas dos ricos que só pensam em ter, em aumentar a sua riqueza às custas dessas pessoas.
“A vida é curta por isso devemos aproveitá-la ao máximo, sem se aproveitar das pessoas, pois quando morremos só levamos dessa vida o que vivemos e não o que conquistamos”.

Comentário da Aula

Aula: 07/05/2008 - Diário de Aprendizagem da 13º aula

Hoje a professora Kátia fez uma revisão sobre os conteúdos, para avaliação na próxima aula, tirou dúvidas dos alunos. Foi bom pois ela me ensinou como inserir uma música em um slaide, para que toque do início ao fim da apresentação, que será usado no trabalho de português. Valeu professora!!!!!

Comentário da Aula

Aula: 30/04/2008 - Diário de Aprendizagem da 12º aula

A professora Kátia apresentou o Power Point e explicou seus principais recursos, para ser utilizado na elaboração e apresentação dos grupos sobre o texto de Perrenoud, solicitou que os grupos se reunissem para começar a elaborar o trabalho. Eu já conhecia este aplicativo pois ele é muito bom para quem deseja elaborar apresentação através de slaides ou albúm de fotos.

Projeto América Latina e Caribe

Aula: 25/04/2008 - Diário de Aprendizagem Aula Extra

Nos reunimos na sala 24 do 2º ano de Geografia, para começar o projeto da América Latina e Caribe. Eu fiquei no grupo do Brasil, discutimos os principais pontos a serem trabalhados no projeto, foi bom o pessoal de Geografia são muito simpáticos. Ficou combinado que eles ficarão com a parte geografica do país e nós do curso de Estudo Sociais com a parte histórica, eu particularmente adorei.

Comentário da Aula

Aula: 23/04/2008 - Diário de Aprendizagem da 11º aula

Nesta aula a professora Kátia nos mostrou o aplicativo Google Earth, onde pudemos explorar países, cidades, bairros e ruas, ela nos mostrou o país Cuba onde tem alguns lugares que não conseguimos visualizar, por não serem permitidas pelo governo do país.
Eu já conhecia este aplicativo, ele facilita na hora de localizar uma rua ou bairro quando não conhecemos.

Comentário da Aula

Aula: 16/04/2008 - Diário de Aprendizagem da 10º aula

Hoje não tivemos aula na sala, fomos à palestra da 3º semana dos povos indígenas em São Bernardo do Campo, na câmara de cultura Antônio Assumpção, onde o tema abordado foi "As artes indígenas e seus significados" pela Professora Doutora Esther de Castro.

Relatório

Explanação sobre as artes indígenas, as características da arte indígena seria a condição em que ela é feita, utilizando-se através de técnicas, estéticas e ética (jeito correto de fazer o objeto, seus valores, dentro de normas culturais a serem seguidos). Os objetos feitos para o xamanismo não podem ser mudados, as técnicas são específicas e o evento do xamanismo o turé (ritual da cura) é feito de acordo com as fases da lua pelo xamã (espécie de sacerdote, médico, curandeiro).
Falou-se também sobre os índios Krahôs que habitam nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, sua visão de mundo, tudo o que existe é dividido em duas partes: Okimeiê (cores, linhas horizontais) e Katamiê (plantas, animais, linhas verticais). Para os Krahôs o índio que não sabe fazer uma esteira não casa e ele próprio faz as pinturas no corpo, eles também adiam o casamento até quando podem, pelo fato de que quando casa o homem vai morar na casa do sogro e recebe suas ordem até que ele morra, assim assumindo o controle da família. O aipó (cesta) era um armarinho dado à mulher no dia do casamento para guardar colares e pinturas, depois de casada a mulher se torna responsável à fazer pinturas no corpo do marido.
A matéria-prima utilizada para fazer as cestas é o buriti (uma palmeira, planta especial por ser alta, as raízes tem água, fibras). Outro objeto que os Krahôs fazem são os colares de sementes do buriti, confeccionado do tamanho da pessoa e deve ser utilizado dividido em quatro partes, que são os pilares do mundo.

Comentário

Foi uma boa palestra, pois pudemos ver como vivem os índios, os seus costumes, qual o significado que tem as pinturas corporais e os artesanatos. Apesar da interferência do branco no convívio do índio, eles ainda preservam os seus costumes.

Comentário da Aula

Aula: 09/04/2008 - Diário de Aprendizagem da 9º aula

Hoje discutimos sobre o filme "Tempos Modernos" com Charles Chaplin, nos mostra a forma mecânica em que o homem trabalhava numa linha de produção no início do século passado e a Revolução Indústrial. Também vimos através de fotos uma sala de aula onde todos os alunos estão quietos e sentados em fileiras, mostrando como a educação era rígida, onde era pregada a disciplina, obediência e respeito às regras. Diferente de hoje em que os alunos tem que ter respeito, mais tem liberdade em expor suas idéias, os professores de hoje têm uma outra visão, onde os alunos aprendem mas que podem passar conhecimentos também.
Eu pude perceber como a tecnologia muda a vida das pessoas, tanto na forma de aprender, pensar, produzir e comunicar-se, ou seja a tecnologia além de fascilitar a vida do homem trás a liberdade de expressão das idéias.
Foi uma aula ótima, a professora Kátia pediu para o Alex (aluno da sala) filmar a aula, depois colocou o vídeo no blog. É bom pois qualquer dúvida que tivermos ou quem não foi a aula poderá ver novamente.

Projeto América Latina e Caribe

Aula: 04/04/2008 - Diário de Aprendizagem da Aula Extra

Fomos ao auditório da faculdade onde nos foi apresentada a proposta para o projeto da América Latina e onde assistimos ao filme "Diários de motocicleta", que retrata alguns problemas desses países.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Tabela

Aula: 26/03/2008 - Diário de Aprendizagem da 8º aula

Tabela referente ao texto: "O Papel da Educação na Sociedade Tecnológica"


Comentário
A professora solicitou que os alunos fizessem a tabela no word e salvar no computador para enviar no blog. Nos entregou o Mapa Conceitual com sua opinião e solicitou que cada aluno refaça o mapa até o final do semestre, para ver o que modificou no conceito de cada aluno, conforme o que foi aprendido durante o semestre. Fez também uma planilha de avaliação no blog da sala, achei legal, pois assim poderemos acompanhar nossas avaliações.

Reflexão sobre o texto " O Papel da Educação na Sociedade Tecnológica"

Aula: 26/03/08 - Diário de Aprendizagem da 7º aula

REFLEXÃO SOBRE O TEXTO

O Papel da Educação na Sociedade Tecnológica

A educação tinha como base a disciplina, obediência e respeito restrito às regras estabelecidas como um instrumento de “conformação” do futuro profissional na indústria, com o desenvolvimento da tecnologia e da sociedade este quadro tem que mudar. Pois existem pessoas que não estão acompanhando este desenvolvimento que é necessário para educação e profissionalização na sociedade, aumentando assim o desemprego, a pobreza, a violência e a intolerância.
É necessário que a educação desenvolva e amplie a capacidade de pensar do aluno, fazer com que ele procure soluções de um problema, trabalhe em grupo, busque conhecimento, para assim acompanhar o desenvolvimento da tecnologia que cada vez mais está exigindo profissionais qualificados. Antes de tudo o governo tem que investir na formação e qualificação dos docentes, para que ocorra essa mudança.

Comentário

Hoje assistimos um trecho do filme Tempos Modernos do Charles Chaplin e The Wall com Pink Floyd, visualizamos algumas fotos da Linha de Montagem de Automóveis, fotos de obras de arte Brincadeiras Infantis e a música Família com Titãs, para analisarmos as mudanças da Tecnologia e da Educação.
Também preenchemos a tabela que foi baseada no texto "O Papel da Educação na Sociedade Tecnológica".
Foi interessante pois observamos como houve e está ocorrendo uma grande mudança na sociedade: com o avanço da tecnologia, na educação: os alunos não são mais robôs que somente aprendem agora são mais participativos nos aulas podendo expor suas idéias e os professores mais conscientes que os alunos já vêm com algum conhecimento, e nas empresas: querem empregados mais dinâmicos e participativos e qualificados.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Comentário da Aula

Aula: 19/03/2008 - Diário de Aprendizagem da 6º aula

A professora Kátia nos ensinou a fazer parte do grupo da sala no blog, editamos o perfil para podermos indentificar e visualizar todos, quando acessarmos o blog da sala do curso de Estudos Sociais 2008. Foi muito interessante pois eu nunca havia acessado um blog, para nós os alunos vai facilitar muito pois evita aquele monte de papelada e também facilita para a professora, pois assim ela pode acompanhar o desenvolvimento de cada aluno conforme vai editando cada trabalho. E a aula fica muito mais gostosa e fácil quando é na prática, pois às vezes a teoria nos confunde, claro que ela também é necessária para podermos aprender.

Comentário da Aula

Aula: 12/03/2008 - Diário de Aprendizagem da 5º aula

Hoje a aula foi ótima, pois discutimos e comentamos o texto "Novas Tecnologias e Re-encantamento do Mundo", sobre a história e os benefícios da tecnologia na educação e no mundo, cada aluno expôs seu ponto de vista.
Nos informou sobre o Projeto da América Latina e Caribe, que será feito pelos alunos do 1º ano de Estudos Sociais, 2º ano de Geografia e 3º ano de História, que serão dividos em grupos alternados das séries e supervisonados pelos professores.

Reflexão sobre o texto "Novas Tecnologias e o Re-encantamento do Mundo"

Aula: 05/03/2008 - Diário de Aprendizagem da 4º aula

A tecnologia está se tornando mais acessível à população, pois coisas que muitas pessoas não imaginavam ter hoje está se tornando possível, por exemplo o celular que antigamente só tinha duas operadoras e não tinha muita opção de aparelhos, portanto poucas pessoas tinham devido ao custo de ligações e aparelhos caros, hoje ja é possível pois temos várias concorrentes que barateiam as ligações e os aparelhos.
O autor cita muito no texto sobre o computador e a internet, informando como estamos sendo beneficiados com esse avanço, onde podemos comprar, pagar contas, diversões (games), pesquisas de escola, tudo isso sem sair de casa.
Na educação a informática está ajudando muito, facilitando no trabalho do professor e nas atividades dos alunos através de pesquisas feitas na internet. Sabemos também que com os benefícios vêm os problemas, como os hackers que criam programas (vírus) que quando acessados danificam a memória do computador, ou copiam as senhas (quando a pessoa acessa o site do banco para ver o extrato ou pagar suas contas) causando assim um desfalque na conta da pessoa. Como se vê nem tudo são flores, por isso devemos tomar muito cuidado com site que acessamos para não termos problemas, mas contudo isso a tecnologia está aí para facilitar nossas vidas tanto no trabalho quanto em casa.

Comentário

Como disse anteriormente a tecnologia facilita muito a vida das pessoas, só depende de como é utilizada para benefício de todos.
Referente a aula de hoje, cada aluno criou o seu blog para ser utilizado na aula, onde poderá ser incluso todos os relatórios das aulas e as atividades. Também fizemos o mapa conceitual sobre a tecnologia da educação. A professora Kátia nos informou que esse mapa poderá alterar até o final do semestre, conforme adquirimos conhecimento achei muito interessante...

segunda-feira, 31 de março de 2008

Redação: "Eu e a Tecnologia"

Aula: 27/02/2008 - Diário de Aprendizagem da 3º aula

A minha infância foi muito boa morava em um bairro onde as ruas não eram asfaltadas, eu, minha duas irmãs e as outras crianças brincavam de pular corda, pique-esconde, passa-anel e outras brincadeiras, enquanto nossas mães colocavam um banco em frente à casa e ficavam conversando e às vezes até participavam das nossas brincadeiras. Quando brincávamos de casinha faziamos comidinha com matinhos e frutinhas, pois tinham muitas árvores no fundo do quintal da casa, era muito bom.
A única tecnologia que tinha em casa era a televisão que ficava na sala, onde só assistia desenho um pouco pela manhã, logo eu ia brincar até a hora de tomar banho, almoçar para ir à escola, e quando voltava, fazia a lição e brincava até a hora de ir tomar banho e jantar (que era feito com todos sentados à mesa), depois assistia a novela das oito e quando terminava ia dormir.
A adolescência foi da mesma forma, quando tinha trabalhos de escola ia à biblioteca, pois naquela época em meados dos anos oitenta, nem conhecia computador, me lembro que tudo era feito através de fichas (manualmente), mesmo assim isso nunca prejudicou minha vida ou meus estudos pelo fato de não ter acesso a tecnologia.
Hoje eu entendo que minha infância e adolescência foram muito boas, pelo fato de minha mãe não ter trabalhado, preferiu ficar em casa cuidando de nós, com isso ficávamos mais tempo conversando, brincando, do que em frente a uma televisão, pois ela estava sempre por perto.
Já hoje em dia não, os pais trabalham e os filhos ficam sozinhos em casa passando a maior parte do tempo em frente a uma televisão assistindo a desenhos ou jogando vídeo game até a hora de ir a escola ou mesmo quando os pais chegam do trabalho, porque não têm tempo para conversar, pois têm outras tarefas a fazer...
Para mim a tecnologia não prejudica, só ajuda a facilitar a vida do ser humano, mas o que está ocorrendo, é que as pessoas estão sem tempo e preferem se distrair com os equipamentos eletrônicos, do que ter uma boa conversa em família ou entre amigos...


Comentário

Foi ótimo fazer está redação, pois pude relembrar minha infância onde tenho muitas saudades, e como a tecnologia afeta no nosso cotidiano, às vezes sendo benéfico ou maléfico conforme a utilizamos.
Referente a aula, foi muito interessante pois a professora nos permitiu criar nosso e-mail (no gmail) para assim podermos nos comunicar com a turma sobre as aulas. Apesar de já ter criado e-mail em outros sites, algumas pessoas não sabiam e a professora acompanhou e passou algumas dicas...

Análise da música "Pela Internet"

Aula: 20/02/2008 - Diário de Aprendizagem da 2º aula

Música: Pela Internet
Cantor e Compositor: Gilberto Gil

Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabaytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipe

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque para abastecer

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da Macmiltcia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede para contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar


Comentário:

Na aula de hoje a professora Kátia solicitou que os alunos pesquisassem na internet algumas palavras que não conhecesse da música "Pela Internet" do Gilberto Gil. Ela nos informou o site "Wikipédia" que eu não conhecia, onde pudemos pesquisar. Ex:
Oriki: palavra da língua Yorubá, que tem vários significados.
Calcutá: é a capital e maior cidade do estado de Bengala Ocidental na Índia.
Helsinque: é a capital da República da Finlândia.
A professora também nos explicou como o computador interpreta o que escrevemos, através do código binário, foi muito interessante pois eu não tinha essa noção.

Expectativas com relação às aulas

Aula: 13/02/2008 - Diário de Aprendizagem da 1º aula

Achei a aula bem produtiva e interessante, a professora Kátia ensina os procedimentos passo-a-passo. Eu já tenho noção de informática (básico) espero aprender mais coisas, pois informática sempre está em evolução...